Informações Técnicas:

Nessa seção publicamos algumas informações técnicas muito úteis para os interessados nos benefícios obtidos com o controle do nível de contaminação de fluidos:

Cada vez é maior o número de empresas utilizando  Filtros e Elementos Filtrantes Absolutos, entretanto os resultados somente são significativos com uma visão sistêmica do problema, profundas mudanças nos procedimentos de manutenção e acompanhamento periódico dos parâmetros de controle dos níveis de contaminação.  

Muito tem-se evoluído no campo da filtragem nos últimos anos e muito bons resultados estão sendo colhidos por diversas empresas, mas é importante destacar que a obtenção de resultados consistentes somente é possível com uma mudança significativa nos princípios gerais da manutenção, baseada no contínuo aperfeiçoamento das atividades e procedimentos, de forma a alcançar a excelência no controle dos níveis de contaminantes. Os resultados não aparecem apenas com ações pontuais de alto impacto, e as conseqüências do fracasso são o desperdício de tempo, recursos e a desmotivação das equipes de manutenção. 

Nossas experiências têm mostrado que o uso correto de dispositivos e sistemas de filtragem, associados ao adequado acompanhamento dos parâmetros de controle trazem resultados efetivos de longo prazo, não apenas com relação aos benefícios diretos citados acima mas, principalmente com a formação de equipes de manutenção motivadas e conscientes do importante papel que desempenham nas organizações.

A instalação de Filtros e Elementos Filtrantes Absolutos, por si só, não garantem o sucesso no controle da contaminação. O controle efetivo do nível de contaminação dos sistemas hidráulicos e de lubrificação e a obtenção de seus benefícios exigem cuidados mais específicos como os sugeridos no nosso programa de monitoramento de fluidos. (Arquivo .pdf - 15,3KB).

A significativa evolução dos equipamentos hidráulicos, ocorrida nas últimas décadas, fez com que os mesmos se tornassem cada vez mais precisos e eficientes. Por outro lado, os componentes hidráulicos tornaram-se muito mais sensíveis aos contaminantes sólidos em suspensão nos fluidos. O controle dessa contaminação passou a ser indispensável para assegurar o funcionamento e a longa vida de válvulas, bombas e motores. Para garantir o perfeito funcionamento dos sistemas hidráulicos é necessário determinar, com clareza e precisão, qual o nível de limpeza ou a classe de contaminação (Arquivo .pdf - 110,0 KB) que o fluído deve ter para garantir o perfeito funcionamento dos sistemas hidráulicos.


Para acessá-las, você terá que utilizar o software ACROBAT, versão 4.0 ou superior, que poderá ser obtido via internet, gratuitamente, no endereço a seguir:

Para instalar o programa GRÁTIS, clique aqui.

agetacro1.jpg (2041 bytes)